Resenha “Cuecas por cima das calças”

Há alguns dias eu andava pesquisando na internet o que tinha de bom pra fazer ou comprar e acabei chegando ao catarse. Para quem não conhece, o catarse é um site brasileiro de financiamento coletivo. Você lança uma idéia lá, estipula um valor para aquela idéia ir para o papel (ou para o CD, DVD ou o que for) e as pessoas contribuem/compram ou não. Se bater a meta, a parada vai pra frente. Se não bater, ela é arquivada e o dinheiro pago é devolvido ao contribuinte.

Já havia lido sobre financiamento coletivo mas nunca me interessei muito em investir grana em projetos meio estranhos, para não falar idiotas. Só havia participado de um financiamento coletivo uma vez e envolvia uma ajuda para uma instituição que cuidava de cachorros doentes. Eles precisavam de uns produtos de “lazer” para os cães e não tinham como comprar. Se me lembro bem, eles bateram a meta em apenas algumas horas. Todo mundo adora paparicar cães carentes, né? Como eu não posso ter um, não custa nada dar uma ajuda para alguns por aí.

Quando entrei no Catarse dei uma navegada nos projetos e nenhum deles me alegrou muito. Foi quando vi o projeto “Cuecas por cima das calças” (ou CPCDC, daqui pra frente). O projeto era de um cartunista chamado Rafael Koff. Nunca tinha ouvido falar, mas a proposta me cativou: “Cuecas por Cima das Calças” é um livro com tirinhas parodiando o universo dos super-heróis.

Vi algumas imagens e de cara me identifiquei com a parada. Fiz a minha contribuição e aguardei ansioso o término do prazo do Catarse. Quando financiei, ele já estava aprovado. Só estavam aguardando mesmo o término do prazo pra ver quanto mais o Rafael ia ganhar.

Esses dias o livro chegou. Achei menor do que eu imaginava. Estava imaginando um livrão estilo aqueles compilados do Calvin, mas foi erro meu, porque na descrição do projeto estava lá que ele tinha “formato Pocket”. Eu que não prestei atenção, mesmo. Os desenhos são ótimos e super bem coloridos. As piadas são óbvias referências ao mundo dos super heróis, exceto pelo fato de que o autor tentou ao máximo fugir daquele “lugar comum” de apenas passar para o papel algumas piadas já conhecidas com os tão conhecidos super heróis.

Exceto por uma ou outra piada com o Aquaman e com o Robin, o resto todo é bastante original e muito bem bolado. Além do desenho super fofinho, as expressões dos super heróis são muito bem feitas.

Surfista Prateado e o perigo do espaço

Surfista Prateado e s perigos de surfar no espaço

Imagino eu que todo esse trabalho com as expressões “cartunescas” venha de trabalhos anteriores do Rafael. Um de seus livros foi “Freddy and Jason Have fun”, onde jason voorhees e Freddy Krueger aparecem em diversos quadrinhos em situações de diversão tenebrosa, bem ao estilo dos dois personagens, mesmo. O mais incrível é que em todo o livro não há um só balão de texto, diferente de CPCDC. Freddy and Jason Have fun veio junto com a minha “Incrível Recompensa”, junto com os detalhes na foto abaixo:

Marcador de página, dois imãs de geladeira e dois livros desenhados por Rafael Koff

Marcador de página, dois imãs de geladeira e dois livros desenhados por Rafael Koff

Além dessa “Incrível Recompensa”, haviam muitas outras opções de recompensa para quem quisesse investir mais do que alguns reais. Tinham aquelas só com o livro, tinha com outros livros do mesmo autor, uma delas tinha até a opção de você receber junto com o livro um pôster com todos os heróis do livro e uma em que você recebia uma caricatura com a roupa do seu herói favorito, no traço de Rafael Koff.

Se quiserem conhecer mais do trabalho de Rafael Koff, curtam a fanpage do livro Cuecas por cima das Calças e fiquem por dentro dessa e de muitas outras novidades.

E assista abaixo o vídeo de “lançamento do projeto”. Se não me engano ainda dá pra entrar em contato com o autor pra comprar o seu exemplar.

Deixe um comentário

