Seu Paulo da Farmácia e o jogo da “diferença”.

Há anos e anos atrás, eu era só uma criança muito pequena que só andava de cueca pra cima e pra baixo. Além da falta de verba dos meus familiares para comprar roupa, tinha também o fato de que eu realmente gostava de andar pelado. Quem nunca andou só com as roupas de baixo pela casa não sabe o que está perdendo. A sensação de frio na espinha quando você se esquece e senta a bunda no chão gelado é indescritível. Só sentindo pra saber.

Como era bom andar de cueca pela rua.

Nessa época eu tinha um passatempo muito curioso. Ir até a farmácia do seu Paulo comer doce de abóbora e jogar “diferença”. “Diferença” é comumente chamada de “Jogo dos 7 erros”, mas não sei porque me apeguei ao jogo com este nome. Lembro de anos mais tarde comentar com amigos sobre o tal jogo e ninguém saber exatamente do que eu estava falando, até explicar como era e eles me corrigirem dizendo “Ah, isso daí é jogo dos 7 erros”. E eu nunca consegui usar esta nomenclatura.

Hoje quando abro o jornal e vejo o jogo ali fico lembrando de como era fazê-lo com Seu Paulo. Sentava no balcão da farmácia e ficava lá por horas, conversando, comendo doce de abóbora e jogando o tal jogo, sem me preocupar com a vida, que naquela época não tinha muita preocupação para pensar, devo dizer.

Hoje Seu Paulo já é um senhor bem velhinho e nem lembra de mim quando me encontra na rua, mas faço questão de sempre dar um “oi” pra ele, retribuir, sabe? Todas aquelas horas de diversão que me tiraram de possíveis acidentes pela rua. Ele pode não saber o quanto foi importante pra mim e isso mostra quão humilde ele é, mas para mim ele fez toda a”diferença”.

2 comentários

  1. Joguei “diferença” ou “jogo dos 7 erros” recentemente, em um desses jogos de internet.
    Nunca tive alguém que me desse um exemplo assim – e ficasse guardado. Mas tive muitas pessoas importantes pelas quais passo na rua e não se recordam mais de mim. Acontece. Envelhecem.
    Abraços!

Deixe um comentário

