O “Fantástico” tem o dom

Uma coisa que eu sempre disse sobre a Rede Globo e seus programas jornalísticos é que eles têm o dom de mostrar/denunciar coisas que populam nosso cotidiano há anos, mas nego só se surpreende ou fala disso quando aparece na caixa mágica.

Há anos é de conhecimento popular que existem fraudes nas propinas. Há anos as pessoas sabem que existem fraudes em postos de gasolina, mas basta passar no “Fantástico” de um domingo qualquer que aquilo vira assunto durante dias, quiçá semanas. E não é só de denúncias não. Qualquer coisa que a Rede Globo transmita vira assunto pro resto da vida. Mesmo que já seja um assunto recorrente.

Há anos eu vejo fraudes em prefeituras, hospitais, repartições públicas em geral e ninguém nunca fez nada. Quem aqui nunca visitou um Hospital público e se deparou com o total abandono dos mesmos? Eu já cheguei a ir em um “grande” hospital aqui em Belford Roxo em que a emergência estava fechada com correntes. E não era um setor abandonado do hospital, era um setor em uso, mas que eles resolveram trancar porque estavam “atendendo muita gente” naquele tal dia.

Agora me diga você, quão legal é sair de casa com alguém doente a ponto de precisar ir até a emergência pública e descobrir que a tal área está trancada com corrente?

Mas isso nunca foi problema. Você nunca encontrou ninguém nos transportes públicos reclamando disso. Ou quando o fizeram, fizeram de forma isolada e não passou de uma simples reclamação.

Agora vá o “Fantástico” mostrar o descaso. Vai o “Fantástico” mostrar a falta de médicos ou os abusos cometidos pelos mesmos em atendimentos pelo SUS. Meu irmão, isso vira uma febre. Qualquer pessoa se sente no direito de julgar, de apontar e de criticar, quando não botar fogo nas coisas só pra poder se mostrar indignados com a situação do país.

Não vejo problema no “Fantástico” noticiar os tais descasos, meu problema é com o povo, que só se levanta pra se indignar com o que a mídia diz para que isso aconteça. Quantos “João Hélio” perdemos por dia e ninguém vai no funeral se “comover com o Brasil”? Quantas bebês serão roubados ou jogados no lixo para que o povo se indigne verdadeiramente?

Das manifestações de sofá eu nem falo mais nada, porque mudei minha opinião sobre elas. É melhor falar de algum modo, tocando mesmo que superficialmente no assunto, do que não tocar, do que deixar passar em branco e não acontecer nada. Eu estou cansado de ver o Boninho ditando o que aconteceu e o que não aconteceu dentro do BBB e todos acatarem como ovelhas. Eu quero ver o circo pegar fogo.

6 comentários

  1. As manifestações nas redes sociais por motivos de denúncia são um ‘microcosmo’ do que acontece nos programas de grande audiência. Se o Fantástico faz a denúncia, rola uma repercussão forte no país.

    Lembre-se: O ‘povo’ somos nós mesmos. Digo isto porque culpar o ‘povo’ dá uma impressão de exclusão do reclamante, pode perceber por aí.
    Todos reclamam ‘a culpa é do povo’ meio que se excluindo do problema. Sei que não é o seu caso, felizmente, mas é algo muito chato quando vejo por aí. Não que eu faça minha parte, estou muito longe disso. =/

  2. Bom falar q quer ver o circo pegar fogo não é lá um comentário mto feliz…
    E nem comparar a repercussão de um programa de entretenimento, como o BBB a uma reportagem sobre roubo como a do Fantástico.
    Já eu, quero mais é que o Fantástico mostre absurdos como esses, já q é um veículo q mobilza um grande público, inclusive autoridades. Sabemos que algo será feito: inqueritos, explicações, afastamentos… exposição de quem comete o crime.
    Vc não desejou que uma equipe de reportagem da Globo estivesse no dia em que se deparou com um hospital público fechado com correntes? Bem, eu ia adorar

    1. Mas eu também quero que o Fantástico continue mostrando estes casos. A reclamação aqui é do povo, que precisa esperar uma “denúncia” dessas para fingir pensar em alguma coisa. Por que não agir antes? Por que não se manifestar quando é de conhecimento comum que essas coisas acontecem?

Deixe um comentário

