5 Mentiras sobre o Rio de Janeiro #RJFacts

Embora as Olímpiadas de 2016 estejam longe de começar e possivelmente nenhum gringo vá entrar no meu blog pra ler sobre isso até lá (nem nunca, possivelmente), eu resolvi, ainda assim, falar sobre o assunto que vem me incomodando há um bom tempo e que a mídia insiste em fazer: O fato de que brasileiro (carioca, em suma) é simpático , boa praça, malandrão e adora conversar com seus turistas, seja lá qual for a nacionalidade dele.

O Rio de Janeiro continua lindo

Para isso, fui obrigado a istar os 5 fatos que mais me chamam atenção e quão mentirosas são essas afirmações, ainda que os grandes jornais e as grandes redes de prostíb…digo, de hotéis, insistam em afirmar o contrário. Vamos aos fatos:

1 – Carioca não é Gentil

Podem dizer o que for. Podem mostrar quantas fotos quiserem da grande população da Baixada Fluminense sorrindo e se deliciando ao abraçar os amigos turistas. Isso tudo é uma grande mentira. Carioca é grosseiro, fala merda, não sabe soletrar o próprio nome e na maioria das vezes está interessado em passar a perna em alguém.

Veja bem. Não estou falando dos cariocas comerciantes. Esses estão sempre dispostos a enrolar seus do outro lado do atlântico (ou do mesmo lado, ou seu vizinho). Estou falando dos cariocas moradores. Cidadãos comuns que se vêem numa situação de risco entre ajudar um turista ou roubá-lo até a alma e deixar uma ótima impressão da nossa Cidade Maravilhosa.

Qualquer carioca é passível de corrupção. Dê a ele uma chance e você terá seu dinheiro descansando em alguma outra carteira comprada no camelô.

Não estou afirmando que o povo carioca é ladrão, pelo contrário, tem muita gente de bem. Estou afirmando que o povo carioca está SEMPRE disposto a enrolar alguém. Se ele estiver indo pra academia, e um gringo pedir informação onde o carioca enxergue uma possibilidade de enrolá-lo, é quase certo que vá fazê-lo.

Se o povo carioca e seus trabalhadores fossem tão gentis, os turistas não precisariam de mil avisos sobre como os taxistas roubam descaradamente nas corridas.

2 – O Rio nunca foi lindo para continuar lindo.

Sim, a cidade do Rio de Janeiro tem ótimos cartões postais e ótimas paisagens para se tirar uma foto com os braços abertos, mas do contrário do que as propagandas passam, o povo carioca mesmo nada faz para manter aquele cartão postal daquela forma. A estátua de Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana que o diga. Pixações, depredações, furto e sujeiro são coisas fáceis de se encontrar nos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Já vi uma pixação em baixo da Ponte Rio-Niterói. Se conseguiram pixar ali, nada no mundo está a salvo dos vândalos do spray.

O povo carioca suja as praias, furta objetos de poder público, pixa sem pudor as fachadas dos prédios cariocas e não tem a menor vergonha em afirmar o quanto a cidade continua linda. O Rio de Janeiro nunca foi lindo. Pelo menos, não pela ajuda do homem.

3 – O Rio é tão violento quanto qualquer outro lugar

Essa é uma mentira muito absurda. Claro que há exceções, mas vocês precisam concordar comigo que afirmar que o Rio não é violento é de uma inocência absurda. Em quais cidades pacatas vocês ouvem dizer que derrubam helicóptero com tiros?

Existem roubos em outros lugares, existem mortes, existem assassinatos e tudo mais que se apresente no Rio de Janeiro, mas em lugar nenhum há uma incidência tão grande dos mesmos crimes acontecendo diariamente. A falta de punição e o desinteresse de alguns policiais em agir conforme a lei, prejudica significativamente estas áreas de proteção ao cidadão e aos turistas.

A quantidade de crimes aqui é tão grande que existem sites gringos (ou pelo menos direcionado aos mesmos) que ensinam como evitarem crimes nas ruas de Copacabana. E nem estamos falando de Belford Roxo, estamos falando de Copacabana, um lugares onde as novelas mais fazem parecer o paraíso.

4 – Os Cariocas sabem o que querem

Essa também não é verdade. Você não imagina que na cidade do Samba, onde o futebol é a lei, o povo realmente vá lutar pelos seus direitos, né? O povo carioca está muito preocupado em saber quem será a rainha da bateria da Unidos da Piraporinha, ou para saber quem são os novos integrantes do novo BBB, ou coisas importantes do mesmo nível. O povo carioca é burro e possui a memória curta. Políticas roubam, deixam de fazer obras, passam um mandato INTEIRO para asfaltarem uma rua e o povo esquece tudo isso com uma dúzia de bundas na televisão.

Engraçado que a maioria dos políticos de buteco reclamam que em Brasília tudo acaba em pizza. Aqui, tudo acaba em samba e ninguém fala nada.

5 – O Brasil está pronto para Rio 2016

Esta é uma mentira em âmbito Nacional. Não só os cariocas como todos os outros povos brasileiros acreditam fortemente que tudo irá melhorar no Brasil, com a vinda dos jogos Olímpicos para cá. Uns afirmar que irá melhorar o PIB, outros afirmam que o povo precisa de diversão, enquanto outros insistem em dizer que o lugar está perfeito, pronto para uma festa.  Não há problemas em trêns e metrôs atrasarem algumas dezenas de horas, o povo sabe que isso é necessário para prepararmos o terreno para os nossos amigos de fora. Ninguém irá reclamar ou queimar trens por isso. Nosso transporte público é digno de palmas.

O Rio de Janeiro não tem estrutura para receber esta quantidade de turistas de uma vez só. A polícia não consegue conter a quantidade de criminalidade em épocas normais, imagine durante um evento deste porte? A solução será atacar as favelas, obrigarem os traficantes a fugirem pra baixada (onde as notícias não são veiculadas para a grande mídia) e deixar cada um fazer a sua parte. Criminosos agindo livremente onde o grande público não vê e o povo carioca, lindo por natureza, curtindo livremente seus dias de glória diante de um público cego e surdo, disposto a visitar o Rio de Janeiro mais e mais vezes, por mais que sejam assaltados, esfaqueados e mortos, a cidade continua sendo cartão postal do Brasil.

Anúncios

1 comentário

  1. Van,
    Infelizmente eu tenho que discordar com você em muitos pontos, apesar de concordar em parte com o que você diz.
    1- Primeiro generalizar assim a população do Rio é um absurdo, realmente temos maças podres, mas todas as cidades os tem. Morei em SP, já passei bastante por Juiz de Fora, fora parentes que estão espalhado por esse Brasil. Espertalhões você encontra por todo Brasil, muitos só não costumam alardear isso.
    2- Acho que vc já andou pela praça da Republica em Sampa e pode concordar que nossa metropole irmã tem os mesmos problemas de limpeza, vá nos grandes centros e vc vai ver que é bem por ai mesmo. Mesmo em Montevideo, capital do mercosul vc encontra estes problemas.
    3 – Novamente SP, NY e varias outras cidades tem problemas graves, carros queimados, gangues, coueteis molotv sendo atirados, mas falar mal do rio é um esporte nacional.
    4- Este um problema nacional, o sylvio santos divide atenções do mesmo jeito que as escolas de samba, sabia que os paulistas leem muito menos comparativamente que os cariocas, e isso prova alguma coisa?
    5 – é claro que o Rio não está pronto nem para 2014, que dirá para 2016, mas nem por causa disso podemos negar que investimento serão feitos para que o a cidade possa comportar os eventos e sinceramente é isso que o rio precisa. Varias obras que eram projetos como vias expressas começam a sair do papel por conta disso. morem em vaz lobo durante anos, e precisou hospedarmos a copa e a olimiapadas, para via expressa para barra começar a ser construida. Se isso não é um beneficio não sei o que é?

    Concordo que temos variso problemas, que a uma cultura de tirar moradores de rua e jogar para cantos da zona oeste ou da baixada. mas todas as metropoles fazem esssa maquiagens não vasmos deixar de lutar por nossa cidade por que politicos querem tirar proveito dela. temo que nos mobilizar para que as promessas sejam realizadas e nossa cidade se torne realmente um motivo de orgulho.

    Abraços,

    Christiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s